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Pesquisa Selo Belta 2023

Confira os principais destaques da pesquisa anual realizada pela Belta, referente ao ano de 2022.

Anualmente, a Belta (Brazilian Educational & Language Travel Association) realiza uma pesquisa sobre o mercado de intercâmbio, analisando o desempenho das agências certificadas pela Belta e o comportamento dos clientes no ano anterior. Em maio, ocorreu o evento na cidade de São Paulo, aberto ao público em geral, no qual foram divulgados os resultados da pesquisa referentes ao ano de 2022. Neste texto, apresentaremos as principais e mais relevantes informações obtidas na pesquisa.


A pesquisa também destaca, de acordo com a perspectiva das agências, os fatores que favorecem a venda dos produtos/serviços oferecidos por elas. São eles: controle da pandemia da COVID-19 em primeiro lugar, reforço das campanhas de divulgação em segundo lugar, e a possibilidade de conciliar atividades de estudo e trabalho em terceiro lugar. Além disso, outros fatores como o valor final do intercâmbio e os novos produtos/serviços oferecidos pelas agências também foram mencionados. Por outro lado, entre os fatores que dificultam a venda dos produtos/serviços estão: a desvalorização do Real em relação a outras moedas em primeiro lugar, a redução do poder aquisitivo dos clientes em segundo lugar, e a dificuldade em obter o visto em terceiro lugar. Além disso, as agências também mencionaram outros fatores como o aumento dos preços das passagens aéreas, o custo de vida no país de destino e nos pacotes de intercâmbio. Quando questionadas sobre os principais objetivos dos clientes ao investir em um intercâmbio, as agências apontaram interesses como investir em formação e/ou carreira internacional, aprender idiomas e realizar o sonho de conhecer países e culturas diferentes.


"O investimento médio também cresceu em 2022, sendo de US$ 8.307."


Como podemos adaptar esses dados à nossa realidade local? Quais são os principais fatores que influenciam o fechamento das vendas para os nossos clientes? É importante refletir sobre essas questões. A pesquisa também ressalta o crescimento dos programas de Higher Education nos estados de São Paulo, Minas Gerais e Bahia, além das regiões Centro-Oeste e Nordeste. Certificados/diplomas, graduação e pós-graduação ocupam as posições de 2º a 4º na lista dos principais programas comercializados. O mercado para cursos de nível superior está aquecido e espera-se que possamos vender ainda mais para esse público.

O investimento médio realizado pelos clientes também aumentou em 2022, chegando a US$ 8.307. Esse é um fator que favorece a venda de programas de intercâmbio mais longos, como Estudo e Trabalho, certificados e diplomas, como mencionado anteriormente. Que tal direcionar o foco da sua unidade para esses programas?

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