top of page
Revista ETC Just Group - ED1_edited.png

Visita à feira da ABF 2023 em São Paulo

Conversamos com Neila Chammas, CEO da ETC Just Group, sobre a visita na feira da ABF 2023, que aconteceu em São Paulo.

feira ABF

Como foi visitar novamente a feira da ABF?

Após 3 anos com foco 100% interno, foi muito bom dedicar o meu tempo indo a esta feira, principalmente com a presença do Gabriel e Otávio, puxando a atenção para aspectos do Comercial e Marketing.

Transitamos em todos os segmentos, ampliando bastante a nossa visão e validando práticas no grupo.


Como você enxerga o mercado de franquias nos próximos anos?

A onda mais recente é a do franchising 4.0. Ela sintetiza a realidade que já é vivenciada há alguns anos no mercado de franquias: redes que buscam um crescimento exponencial em seus negócios a partir do uso de tudo que a Era Digital pode oferecer, como ferramentas de gestão, treinamentos EAD, etc. Assim, deixam a tecnologia lidar com a parte burocrática e evitam erros e retrabalhos, podendo dedicar maior tempo em pensar em trazer novas ideias e aprimorar a relação humana franqueador-franqueado.


Como o mercado está se comportando nessa retomada pós-pandemia?

Cada vez mais pessoas estão optando por empreender através de franquias, por ser um caminho menos solitário, mais certeiro e rápido.

De acordo com estimativas da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de franquias pode ter encerrado 2022 com um faturamento pouco superior a R$ 200 bilhões, um crescimento de 9% em relação a 2021. Maior receita da história, superando o nível pré-pandemia de 2019 e refletindo o cenário de recuperação pós-covid.


Quais são as perspectivas de crescimento da rede de franquias ETC Just Group?

Sem dúvida a aposta está na tecnologia e inovação. Um mix de pensamento linear, para ampliação da quantidade de lojas com exponencial, usando a tecnologia para fazer mais vendas, por exemplo.

Tecnologia é uma necessidade, tanto para franqueadores quanto para franqueados que buscam facilitar a vida.

Fluxos bem definidos otimizam e automatizam processos, pilares para a evolução das empresas. Ter ferramentas que facilitem a gestão do negócio será um diferencial da sua empresa diante dos concorrentes. Por isso, devemos utilizar a tecnologia como aliada para segurança nos processos e crescimento.


Quais são as perspectivas de crescimento da rede de franquias ETC Just Group?

No primeiro semestre deste ano o foco do crescimento era nas unidades já existentes. Nossa ousada meta de crescimento de 70% mostrou que é alcançável. A partir de Agosto começaremos os trabalhos, olhando para fora.

As perspectivas são super positivas! Todo mês, identificamos um número considerável de clientes atendidos por nossas franquias que vêm de cidades em que ainda não estamos presentes. Isso já mostra um potencial a ser explorado, além dos dados que temos de mercado. Já tivemos muita procura orgânica, no passado recente, de interessados querendo abrir lojas também, mas sentimos que ainda tínhamos gaps internos - principalmente de processos e sistemas. Hoje, nossa realidade estrutural, somadas à maturidade e preparação do time do Head Office, permite afirmar que estamos prontos para dobrar o tamanho da rede a cada 2 anos. Mas, os planos seguirão nosso DNA: crescer step by step, com segurança e confiança - para todos stakeholders: clientes, fornecedores e times internos e de franqueados.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


4_edited.png

© 2023

Direitos reservados

bottom of page